terça-feira, 19 de junho de 2007

História

A pesquisa vai dando frutos e pouco a pouco a história do SIROCO começa a surgir. A sua construção foi por volta de 1965 (ainda não sei a data certa) já existia o bairro dos pescadores, assim alguns dos actuais moradores do bairro estiveram nas obras dos edifícios. inicialmente foram construídos o Caravela e o Galeão. O Nau só foi construído mais tarde por volta de 1974 e quando estava já na sua fase final ocorreu o 25 de Abril. Com receio de uma passagem para um regime comunista os donos do SIROCO fugiram para o Brasil e deixaram a obra inacabada. Com a vinda dos retornados havia uma necessidade de alojar grandes números de pessoas e o edifício Nau era a solução perfeita. Estas ocupações não foram feitas ao acaso, para gerir as necessidades dos retornados havia uma "instituição" de nome IARNE (ainda não sei ao certo) que tratava de arranjar forma de inserir estas pessoas que tinham chegado a Portugal sem nada.

Esta é uma digitalização de um postal do SIROCO. É pena não saber em que ano foi tirada esta foto

Gostaria que me ajudassem a contar a história do SIROCO desde o início e para isso conto com os vossos comentários. Atenção que a minha história pode ter erros e se assim for agradeço que me corrijam.

1 comentário:

Anónimo disse...

I watched a film my father took at the hotel in 1971. I was interested to see that there were 2 vintage cars in the grounds that were for kids to play on and a very large black cannon (gun). Being 3 at the time I can't remember the place - only the railway line and the ships above the doors.